IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

| August 6, 2017

Qual a importância do trabalho voluntário em suas vidas?

Depoimento de Silvio Fernando Lei:

“Entendo que o trabalho voluntário é um complemento da jornada de aprendizado, da evolução de uma pessoa. Poder dividir aquilo que tem, seja o tempo, o conhecimento, a paciência, a palavra, a sua atenção em escutar, até mesmo um abraço ou um sorriso para que outra pessoa possa se sentir melhor e por consequência viver de maneira feliz e mais prospera, é uma benção. A vivência e o aprendizado em uma ação de voluntariado, é de uma grandeza incomensurável, e é nesse movimento de doação, inclusão acolhimento, entendimento aceitação e entrega que a terapia holística atua em harmonia e profundidade.

Hoje me sinto uma pessoa melhor, mais completa que entende um pouco melhor, e digo um pouco, pois continuo nas minhas buscas de aprendizados e entendimentos, o significado de doar, de se fazer a caridade, do verdadeiro significado da palavra AMOR.

Hoje percebo que muitas vezes os meus medos, aflições, duvidas situações adversas são tão pequenas perto do que muitas dessas pessoas as quais procuramos auxiliar com o voluntariado vivem. Quando você faz parte da vida dessas pessoas e vivencia muito de perto seus dramas, sofremos juntos, nos faz pensar em muitas coisas do nosso entrono e refletir sobre a própria vida, e percebemos o quanto somos abençoados e quanto temos que agradecer pela vida que temos, principalmente quando recebemos o agradecimento de um pai que viu a evolução de seu filho ou quando uma criança vem te abraçar te beijar e diz que estava com saudades de você. E é nesse momento que entendemos o que é ser um voluntário.”

Depoimento de Margaret Zanandrea:

“Ser voluntário para min, tem sido minha vida, demorei um pouco para entender o que realmente isto representava para min. Um dia alguém disse que eu deveria trabalhar e ter um salário como uma outra pessoa,(que no caso não interessa), eu disse que não havia salário que pagasse o que eu ganhava quando eu conseguia ajudar uma pessoa, e receber um muito obrigada, um abraço, sincero e cheio de carinho, hoje esta pessoa que tinha um salário muito bom, está desempregada e está trabalhando como voluntária e está amando.

Depois disso eu tive a certeza de que eu tinha uma missão em minha vida, e esta seria de fazer o meu melhor para ajudar, com palavras, ouvindo, um abraço com muito amor, a quem quisesse e precisasse.

Ouvindo os depoimentos dos adictos, e de alguns familiares, me fizeram repensar sobre muitas coisas em minha vida, tenho tentado mostrar aos meus familiares muitas outras formas de conviver e de nos divertirmos, sem ajuda de uma cerveja ou copo de vinho. Não é fácil, ninguém aceita que seja um alcoólatra só por que toma um copo de vinho e uma cerveja, todos os dias. Mas tenho fé que isto vai mudar.

Gosto de pensar que se eu tenho tempo, por que não utilizar ajudando alguém? Aprender a melhor maneira de ajudar é a chave do sucesso. Estes encontros me mostraram muitas formas, agora vou coloca-las em prática.

Algumas coisas já aprendemos, não é fácil parar de consumir drogas, álcool ou medicamentos, o vício acaba com o discernimento de um ser humano, mas sabemos também que a família é o alicerce para esta desintoxicação, e é nela que temos que focar, colocar nossos esforços, para que esta consiga auxiliar o seu ,filho, marido, sobrinho, pai, mãe, enfim, esta doença não escolhe, raça, religião, sexo, idade, nada e nem ninguém está imune a esta doença. Sou grata pela oportunidade de estar participando deste trabalho espero poder contribuir muito mais.”

Comentário de Maria Valdinete de A. Lima:

Qual a importância destes encontros para sua evolução, e conhecimento da situação em que vives?

Eu diria que fundamental, foi a partir do contato e oportunidade a mim oferecida pelo trabalho realizado nesses encontros, é que hoje tenho um novo olhar para aquelas pessoas que vivem vulneráveis e dependentes…  e é de trabalhos como este que devemos ampliar a visão do ser humano, antes desse contato não enxergava como doença… assim como a maioria das pessoas, hoje quando ouço alguém falar que é safadeza da pessoa, tenho como explicar que não se trata disso. 

Gostarias de mudar alguma coisa?  

No momento não, só tenho a agradecer a oportunidade a mim ofertada.

 

Depoimento de Araciara França

Qual sua primeira impressão sobre o assunto?

A primeira impressão foi de resistência, foi com um olhar distante, como se existisse uma barreira transparente me separando do assunto.

O que Você aprendeu nas reuniões até o momento?

Na verdade, a cada reunião, encontro, é um novo aprendizado diferente, não existe uma regra é deixar o ouvinte confortável.

O que você acha que poderia ser diferente?

Não mudaria nada, até o presente momento, sem pressão, sem cobrança, sem desespero, todos bem confiantes e esperançosos.

O que mais me impressionou até o momento, foi o depoimento de um dos atendidos, onde relata que foi levado ao vício por uma pessoa da casa, de muita confiança da família.

Muito Triste sabermos que nem mesmo quem está sob nosso próprio teto, come na mesa conosco, dorme na mesma casa, pode ser de confiança.

 

Conclusão:

Vendo estas coisas, podemos concluir que não estamos salvos, ou sossegados em lugar algum.

Temos muito que aprender entender e fazer, os seres humanos nos surpreendem a cada dia. O importante é que temos muitos que estão muito conscientes de sua situação querem voltar a ser pessoas normais, com vida própria, família e confiança.

Estamos no caminho certo.

 

 

Category: Depoimentos, Torna-se um voluntário

About the Author ()

Comments are closed.